Em Novembro de 2025, os governos dos Estados Unidos da América (EUA) e da República de Moçambique assinalaram a conclusão de mais um programa de treino antiterrorismo, com a graduação de 105 soldados da FADM no campo de treino de Moamba.
A cerimónia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior General das FADM, Jane Dos Santos, e do Adido de Defesa dos EUA em Moçambique, Louis Cascino, que destacaram o desempenho dos formados e reafirmaram o compromisso bilateral de fortalecer a cooperação em matéria de segurança.
O programa teve como objectivo reforçar a capacidade da FADM para enfrentar ameaças de extremismo violento, através de instruções em táticas de pequenas unidades, planeamento operacional, atendimento médico em combate e protecção de civis. Os graduados demonstraram ganhos claros em prontidão, coordenação e execução de missões — capacidades que visam apoiar os esforços de Moçambique para restaurar a estabilidade nas províncias afetadas e fortalecer a segurança comunitária.
Representantes dos dois países afirmaram que os treinos conjuntos e o envolvimento contínuo dos EUA com Moçambique permanecerão essenciais para avançar a segurança colectiva, potenciar a cooperação militar e responder de forma eficaz às ameaças terroristas.

Postar um comentário
Postar um comentário