Âncora no estúdio: "Boa noite. O Instituto Nacional de Meteorologia acaba de renovar o alerta para continuação de chuvas moderadas a fortes, localmente muito fortes, com trovoadas e ventos com rajadas até amanhã, dia 1 de Dezembro, em quase todo o Centro e Norte do país."
(Mapa animado em ecrã cheio: zonas em vermelho e laranja cobrindo Gaza, Inhambane, Sofala, Manica, Tete e Zambézia. Nuvens pesadas, ícones de trovoadas e chuva intensa.)
Repórter Meteorologia – João Tajú: "As províncias mais afectadas serão:
- Gaza: Chicualacuala, Massangena e Mapai
- Inhambane: Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Mabote
- Sofala: toda a província
- Manica: todos os distritos
- Tete: Zumbo, Marávia, Chifunde, Angónia, Moatize, Tsangano, Macanga, Doa, Mutarara, Marara, Changara, Cahora Bassa, Mágoé e a cidade de Tete
- Zambézia: Luabo, Chinde, Mopeia, Morrumbala, Milange, Mocuba, Derre, Nicoadala, Inhassunge, Maquival, Namacurra, Maganja da Costa, Mocubela, Molumbo, Lugela, Namarrói e a cidade de Quelimane."
(Imagens reais: ruas alagadas em Quelimane (arquivo), trovoadas em Chimoio, ventos fortes em Vilankulo, ribeirinhos da Zambézia em alerta.)
Âncora (fechando): "O INAM recomenda:
- Evitar atravessar zonas inundadas
- Não se abrigar debaixo de árvores durante trovoadas
- Motoristas redobrar cuidados nas estradas
- Pescadores não saírem ao mar nas zonas costeiras de Inhambane e Sofala
Qualquer emergência: ligue 117 (Proteção Civil) ou 119 (INAE). A Rádio Moçambique continua a acompanhar a evolução do estado do tempo em todo o país."
(Rodapé permanente: “ALERTA INAM até 1 Dezembro | Chuvas fortes | Trovoadas | Rajadas de vento”)

Postar um comentário
Postar um comentário